Pular para o conteúdo

FLIB 2023: “Literatura e Natureza: uma história para contar”

A quarenta e três dias da FLIB (Feira Literária de Bonito) em sua 7ª edição, escritores, poetas, produtores culturais já se preparam para um dos mais importantes eventos da literatura do País. O lançamento oficial da 7ª. edição da FLIB (Feira Literária de Bonito) aconteceu no dia 22 de maio, no Café Doce Lembrança, na Rua Dom Aquino nº 2.055, em frente à Igreja São José, em Campo Grande (MS).
A FLIB, vai acontecer este ano de 5 a 8 de julho, na Praça da Liberdade, no centro de Bonito, a 297 quilômetros da Capital. O tema deste ano é “Literatura e Natureza: uma história para contar”.

A curadora da 7ª edição da FLIB, Maria Adélia Menegazzo enfatizou como ponto alto este ano a participação de 40 escritores regionais e o concurso de redação, que envolveu os alunos da cidade, que escreveram sobre o tema da feira: “Literatura e Natureza: uma história pra contar”.
“Bonito por si só é um espaço que fala sobre a natureza.” O casamento literatura e natureza é atmosfera mais que propicia para um grande evento literário, que cumpre um papel fundamental na formação de jovens estudantes e na valorização dos escritores, segundo Maria Adélia Menegazzo.
“Tenho acompanhado todos os anos o projeto Retratos da Leitura no Brasil que revela que a leitura, na grande maioria dos entrevistados, se dá apenas no período escolar. Adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais lêem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%). Daí que o investimento no programa de formação leitora tem ganhado cada vez mais adesões e prevê alguns eixos principais e tem como objetivo principal o direito à literatura, à cultura”, disse Maria Adélia Menegazzo. A FLIB segue o caminho de levar o livro, a literatura para todas as pessoas.

O Projeto Feira Literária de Bonito foi proposto pela primeira vez em 2015 e desde o início, recebeu o apoio da Prefeitura de Bonito e das secretarias de Educação, Cultura e Turismo e também do governo federal, através do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura e do Departamento do Livro, Literatura e Bibliotecas e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.