Pular para o conteúdo

LITERATURA: PALAVRA, MUNDO E IMAGINAÇÃO

Considerando o cenário de isolamento social, necessário à superação da pandemia que estamos vivenciando, a sexta edição da Feira Literária de Bonito será realizada de forma virtual, visando alcançar um público maior, ao mesmo tempo em que responde à necessidade de darmos continuidade ao trabalho de formação de leitores para a literatura, objetivo maior desde a primeira FLIB.
Os resultados da quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2019, evidenciam o papel decisivo do letramento literário para se contrapor ao analfabetismo funcional. O tempo da leitura é sempre um tempo de intensificar as sensações, aguçar a percepção e acrescentar conhecimentos, por isso a necessidade de continuarmos insistindo na presença da literatura desde as séries iniciais de nossas escolas.
Evocando as edições anteriores da FLIB, o tema desta vez será LITERATURA: PALAVRA, MUNDO E IMAGINAÇÃO, sabendo que, unidas, essas palavras nos permitem desfrutar das analogias, da fantasia e da narrativa; das metáforas, das imagens dos poemas, antecipando-nos um outro ângulo do mundo e da humanidade.
Uma parte da Feira será dedicada às crianças das Séries Iniciais por meio de contadores e contadoras de histórias; de teatros de fantoches e mamulengos. Aos seus professores, palestras com escritores de literatura infantil, falando de seus livros e também sobre a importância de ler e contar histórias.
Para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oficinas de leitura dramatizada de textos literários; conversa com escritores que se dedicam às diferentes faixas etárias. Aos professores, palestras com escritores e educadores; oficinas de criação e confecção de materiais para serem utilizados em sala de aula.
Ao mesmo tempo, haverá uma programação voltada para o público em geral, contando com autores e autoras da literatura brasileira contemporânea e regional, em palestras e debates; e apresentações musicais.

Programação

Toda a programação da 6ª Feira Literária de Bonito  será transmitido pela

e pelas redes sociais
@flibonito