Pular para o conteúdo

Lançamento oficial da FLIB 2023 acontece na segunda-feira

O lançamento oficial da 7ª. edição da FLIB –Feira Literária de Bonito– acontece nesta segunda-feira (22/05), às 19 horas, no Café Doce Lembrança, na Rua Dom Aquino nº 2.055, em frente à Igreja São José, em Campo Grande (MS). Um dos mais importantes eventos de literatura do Estado, a FLIB, vai acontecer este ano de 5 a 8 de julho, na Praça da Liberdade, no centro de Bonito, a 297 quilômetros da Capital. O tema deste ano é “Literatura e Natureza: uma história para contar”.

“A FLIB, nessa 7ª edição, está retomando uma questão presente desde a formação da literatura brasileira. Que natureza está ali representada? Que leitura fazemos do seu papel na cultura e no nosso cotidiano? Como nos posicionamos diante de seus valores vitais? Se a literatura é, de fato, um direito, como se dá o acesso à ela?”, explicou a curadora da FLIB, Maria Adélia Menegazzo.

A FLIB este ano terá uma programação muito especial, sempre envolvendo as escolas, com atividades na Praça da Liberdade, shows, teatro, grupos musicais e performáticos, oficinas de formação, oficinas de criação, contadores de histórias, jogos interativos, mostra de cinema FLIB. A organização do evento prepara uma programação mais que especial, que será divulgada no lançamento, com a participação dos produtores e produtoras culturais, autoridades, professores, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos.

FLIB X Direito –  O direito à literatura não se dissocia do direito à fabulação, por isso ler e contar histórias é uma prática libertadora, que permite acessar outros mundos, outras gentes, outras culturas, e com elas interagir. Decorre daí o direito ao livro, às bibliotecas e à bibliodiversidade.
A parceria da Secretaria de Educação do Município de Bonito tem sido fundamental para que essa formação leitora se concretize, garantindo a presença das escolas nos quatro dias de atividades.

Para repetir o sucesso das edições anteriores, a FLIB contará com a presença de aproximadamente 40 escritores, entre nacionais e locais; oficinas de criação literária e de formação leitora; mesas de discussão; palestras e espetáculos de teatro, cinema e música. O fomento à economia do livro terá espaço reservado, com a presença de editoras e livrarias, completando-se a relação autor-livro-leitor.

*Marco cultural – Mundo digital/literatura*

“Estamos muito orgulhosos de receber a sétima edição da Feira Literária de Bonito, que se tornou um marco cultural em nossa cidade. A FLIB celebra a importância da leitura, da cultura e do conhecimento, proporcionando um espaço de encontro entre escritores renomados, entusiastas literários, nossas crianças e toda a comunidade. Com uma programação diversificada, com palestras, debates e atividades interativas para todas as idades, convidamos as cidadãs, os cidadãos de Bonito e visitantes a participarem desta edição especial da Feira Literária, fortalecendo o amor pela leitura e enriquecendo nossa comunidade com a magia das palavras. Juntos, vamos celebrar a cultura e promover o acesso à literatura, tornando Bonito um verdadeiro refúgio para os amantes da leitura. Tenhamos uma FLIB maravilhosa esse ano e que venha a 8a. em 2024!”, finalizou o prefeito Josmail Rodrigues.

“Acho muito importante esse mergulho no mundo da literatura, que é a proposta da Feira Literária de Bonito. Fundamental para a gente, enquanto sociedade, sair um pouco dessa comunicação muito instantânea que estamos acostumados nas redes sociais e ter contato com as formas de linguagem trabalhadas pelos escritores, seja através das palestras, cursos e oficinas que a Feira vai oferecer. Isso vale para nós, adultos, mas principalmente para a as crianças e adolescentes. Então, para mim, é uma honra contribuir com esse tipo de projeto. Tenho certeza que vai ser um sucesso, assim como foram as outras seis edições”, destaca o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), parceiro da FLIB através de emenda parlamentar.

Para Loubet, a consolidação da FLIB representa execução de muitas políticas públicas em um só evento como Educação, Cultura, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho.

“É um evento que une cultura e turismo enquanto faz as pessoas terem um olhar mais cuidadoso para a preservação da natureza. Além disso, movimenta a economia da cidade, gera oportunidades, emprego e renda para a população. Ou seja, é um projeto abrangente, com muito potencial, daí a importância de que siga se consolidando, para que a gente tenha mais edições”, finaliza o parlamentar, que também apoia com emendas este ano dois festivais que vão acontecer no segundo semestre deste ano: o Festival da Juventude, em Campo Grande, e o CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, também em Bonito.

“A FLIB é um dos principais eventos geradores de fluxo turístico, consolidado já em sua 7ª edição e a direção do evento está de parabéns. A Feira Literária de Bonito valoriza a nossa cultura, a nossa literatura e por tudo isso, é fundamental a participação do Governo e a valorização desse evento que fomenta a nossa cultura, a literatura, o conhecimento”, finaliza o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.