Pular para o conteúdo

FLIB prepara programação especial para o público infantil com literatura, teatro e brincadeiras na praça

Entre os dias 3 e 6 de julho, Bonito será tomada pelo encanto das letras com a oitava edição da Feira Literária de Bonito (FLIB). Com o tema “Literatura: Fronteiras e Travessias”, o evento oferecerá uma programação extensa e completamente gratuita, abrangendo leitura, teatro, música, cinema e outras formas de expressão artística. 

Este ano, a FLIB promete ser uma celebração para todas as idades, com um destaque especial para a programação infantil. As crianças terão espaços exclusivos, como a Tenda Flibinha, onde poderão desfrutar de atividades pensadas especialmente para elas.

A atriz e diretora Ligia Prieto, que está à frente da coordenadoria pedagógica da FLIB, conta que o objetivo é que esse seja um espaço interessante para o público infantil: “A Tenda Flibinha será um espaço muito acolhedor. É para que essas crianças passem por lá e sejam picadas pelo bichinho da literatura e da arte, acolhidas e estimuladas. A expectativa é grande porque acredito que são projetos muito bonitos que estarão envolvidos. São 27 artistas com um olhar muito carinhoso para a infância. Acho que será um sucesso.”

A Tenda Flibinha estará aberta ao público durante todos os dias da programação, das 10h às 14h  e das 16h às 20h.

Crianças na Praça – Além da Tenda, a Flib preparou, para os dias 4 e 5, o Circuito Cultural – Crianças na Praça, que inclui em sequência diversas atividades como contação de histórias com Badaiá, oficina “Palavras Poéticas” com Vini Willyam, e um varal de brinquedos seguido de oficina conduzido por Ramona Rodrigues.

Farão parte do circuito também duas peças teatrais. A Cia Apoema trará seu espetáculo Requebra Torto, que, entre cantigas e cambalhotas, provoca o imaginário comum em torno do circo e das brincadeiras de infância, da rua, do interior, mexendo com o velho-novo em cada pessoa.

A atriz Amarilis Irani apresentará o espetáculo “Emaranhada”, que narra a história de Mavi, uma menina comunicativa e inventora de palavras. Mavi usa sua cabeleira volumosa como caminho para encontrar aceitação, trazendo à tona a força, a beleza e a poesia da representatividade negra. 

Literatura para todas as idades – O cuidado em preparar uma programação especial para as crianças nasce da necessidade de ampliar os lugares de acesso à literatura. Maria Adélia Menegazzo, curadora da FLIB, destaca a importância da formação literária desde a infância: “De maneira geral, as crianças adoram uma festa na praça, com teatro, música, contação de histórias, livros brotando das árvores. E, por que isto acontece? Porque elas têm o espírito livre, recebem de braços abertos toda forma de utopia, com imaginação e sensibilidade”, pontua.

Ela destaca ainda que eventos como a FLIB são construídos cuidadosamente, com mediadores qualificados para atender as necessidades das crianças e lembra que a formação do leitor de literatura passa pela oralidade, pelo ato de contar e de ouvir histórias, tornando-o competente para imaginar, refletir e questionar, não apenas o texto literário, mas todos os outros tipos de texto. A Feira Literária de Bonito, ao abrir suas portas para os pequenos, fortalece o vínculo com a leitura e amplia os horizontes de todas as gerações.

Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Imole, organizada pela Bolt Realizações e tem o apoio do Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc); Governo de Mato Grosso do Sul e Ministério da Cultura.

Para saber mais sobre a Flib e receber em primeira mão atualizações sobre a programação, basta acessar www.instagram.com/flibonito.

Serviço

Feira Literária de Bonito – FLIB 2024

quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h

onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n

Programação gratuita e aberta ao público