Pular para o conteúdo

Com livrarias e café, Pavilhão das Letras é ponto de encontro na FLIB

Espaço promove interação entre leitores e escritores

Uma feira literária se faz com livros, autores e leitores e a 8ª Feira Literária de Bonito reúne isso em um espaço que ainda agrega um café e artesanato regional. Com 12 expositores e um lounge para debates e lançamentos, o Pavilhão das Letras promove a circulação dos livros e ainda permite a integração entre os autores e o público. A novidade em 2024 é um espaço exclusivo para quadrinhos e uma livraria montada pela própria Flib para comercializar as obras dos autores que integram a programação do evento.

A Livraria Flib reúne mais de 600 volumes e traz entre eles as novas edições das obras de Manoel de Barros, agora publicadas pela editora Alfaguara, e edições atuais dos clássicos de Graciliano Ramos, um dos homenageados da feira. Para a curadora do evento, Maria Adélia Menegazzo, o grande diferencial desta edição foi fazer uma livraria própria trazendo os livros dos autores presentes no evento. Entre os destaques estão “O Avesso da Pele” de Jeferson Tenório, “A Cabeça do Santo” de Socorro Acioli, “O Sol na Cabeça” de Geovani Martins, entre outros que integram a programação do evento.

Nos estande Quadrinhos MS Fred Hildebrand traz seus trabalhos mais recentes para o público: a ficção “Spaceshit” e a aventura “Homem-Grilo”, quadrinho que ganhou o prêmio HQ Mix na categoria Webcomic, entre outros. O paulistano Fabio Quill está presente com “A Ausente Ordem das Coisas”, “A Casa Baís” e a coletânea “Quebra-Torto”, lançada em conjunto com outros autores locais. A jornalista Mariana Duarte está presente com a Revista Badaró, uma publicação coletiva de jornalismo em quadrinhos, vencedora do HQ Mix. Eles integrarão a conversa sobre quadrinhos que acontece na sexta-feira, no lounge. Para Fred Hildebrand, participar de um evento como a Flib com outros quadrinistas é importante pela integração entre os criadores, cada qual com seu estilo.

crédito: Elis Regina

Outro parceiro habitual da feira é a Hamurabi, uma das mais antigas livrarias de Campo Grande. A loja é administrada hoje em dia por Bruno Pino, herdeiro do “Seu Cícero”, como era conhecido pelos clientes das antigas. O estande conta com várias versões do clássico “Vidas Secas” e outras obras do homenageado Graciliano Ramos. Aos livros do alagoano Graciliano Ramos se somam várias edições exóticas de clássicos do poeta Manoel de Barros e a obra da poeta sul-mato-grossense Raquel Naveira. O vendedor Marco Mariank destaca que apesar de todo o trabalho e a correria de organizar tudo para participar da feira, é uma experiência gratificante interagir com o público.

A UFMS está presente com o estande da Enactus do campus de Aquidauana. Tainara da Silva Nunes conta que o projeto visa comercializar o artesanato indígena das etnias terena e kinikinau. A Enactus é uma iniciativa que trabalha o empreendedorismo em vários campus universitários pelo Brasil e no Mato Grosso do Sul, o foco é na produção das comunidades indígenas. O estande traz peças de decoração, brincos e adereços além de utensílios domésticos e itens de decoração.

crédito: Luana Chadid

Expositores – O Pavilhão das Letras é integrado por um lounge e os seguintes estandes: Café com Letras, Quadrinhos MS, Projeto Família Legal, Ybirá Ecodesign, Livraria Flib, Bruaca, UBE, Casa Quintal, Sesc Fecomércio, Paulus Editora, Life Editora, Enactus UFMS Aquidauana.

crédito: Elis Regina

Lançamentos de livros – Serão lançadas as seguintes obras no Café com Letras: Grupo Acaba: A História dos Cantadores do Pantanal, de Rodrigo Teixeira; Besouro-Tigre, de Gustavo L. Ribeiro; Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse, de Jander Gomes; Diálogos do Ócio, de Bosco Martins; Anninha em: Será que a Vaca quer Acabar com o Planeta?, Helen Fernanda Gomes; Dupla Identidade, de Isabel Fiorese; Beata Laura Vicuña, de Irmã Nilda Rangel; Fim de Plantão, de Rodrigo Ostemberg; O Pantanal em 4 Tempos, de Percival Gomes, e Nudes, de Eva Vilma. 

Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Ímole, organizada pela Bolt Realizações e com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Além disso, a feira conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul; Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Zoom Publicidade.

Para saber mais sobre a Flib e receber em primeira mão atualizações sobre a programação, basta acessar www.instagram.com/flibonito

Serviço

Feira Literária de Bonito – FLIB 2024

quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h

onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n

Programação gratuita e aberta ao público
A programação completa está disponível no site https://flibonito.com

Daniel Rockenbach – assessoria de imprensa