Pular para o conteúdo

Antônio Pitanga fala sobre os laços entre literatura e cinema no Brasil

Ator é um dos grandes representantes do Cinema Novo ao lado de nomes como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos

Quem acompanhou a programação da Feira Literária de Bonito em 2024, encontrou uma presença constante nos painéis, palestras e atrações: o veterano ator Antônio Pitanga. Ele veio ao evento para participar do painel ‘A literatura e o cinema novo brasileiro’, com mediação da curadora da FLIB, Maria Adélia Menegazzo, mas acabou compartilhando sua experiência em outras ocasiões durante a feira. 

Com uma carreira artística de mais de 60 anos, Pitanga participou de dezenas de filmes, novelas e peças teatrais. Sua contribuição para o cinema brasileiro é enorme, além de atuações marcantes, ele também teve um papel fundamental na construção de uma identidade cinematográfica nacional.

Durante sua conversa na FLIB, Pitanga relembrou o início de sua trajetória no cinema, sua parceria com grandes nomes como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos e lembrou como o Cinema Novo teve origem. “Nós éramos uma turma de amigos jovens e frequentávamos a livraria Civilização Brasileira, em Salvador. Como não conseguíamos comprar os livros, líamos as orelhas, algumas partes das histórias e conversávamos sobre elas. Com o tempo, passamos a frequentar um cineclube. Assistíamos aos filmes e depois debatíamos sobre eles. Ali começou a surgir uma vontade de fazer os filmes”, contou.

Crédito: Luana Chadid

Adaptações – Pitanga destacou também que os laços entre a literatura e o Cinema Novo são importantes e citou as adaptações para as telas dos livros Vidas Secas, Memórias do Cárcere e São Bernardo, de Graciliano Ramos. 

As produções, segundo ele, foram uma importante oportunidade para que o Brasil pudesse conhecer um Brasil esquecido, com realidades totalmente diferentes das vividas nos grandes centros. 

Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Ímole, organizada pela Bolt Realizações e com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Além disso, a feira conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul; Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Zoom Publicidade.

Confira a programação completa, acessando https://flibonito.com/programacao/ 

Serviço

Feira Literária de Bonito – FLIB 2024

quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h

onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n

Toda a programação da Feira Literária de Bonito é gratuita. Para conferir na íntegra, acesse https://flibonito.com/programacao

Evelise Couto – assessoria de imprensa FLIB