Conheça a história da Feira Literária de Bonito
O projeto da Feira Literária de Bonito – FLIB, tem se desenvolvido desde 2015, contando com o apoio fundamental da Prefeitura de Bonito, por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Turismo. A participação de professores e alunos de todas as series, desde as iniciais, até o ensino médio tem sido o grande diferencial da Feira, que se afirma também como projeto educacional, voltado para a formação de leitores para a literatura, além da evidente proposta de trocas culturais, assentada no tripé autor, livro, leitor.
A Feira Literária tem buscado reposicionar a Literatura como palavra, agregando, a cada edição, valores cambiantes que são aprofundados com a presença de autores e autoras que os tenham evidenciado em suas obras. Assim, a cada ano, um tema para reflexão, é construído pela curadoria e, a partir dele, os participantes são selecionados e convidados. Desde a primeira edição, tratou-se a palavra em todas as suas virtualidades: a palavra delirante, a palavra liberta, a feminina substantiva, até alcançar o nosso vasto mundo, reinventado pela imaginação a cada obra, a cada leitura de uma obra.
Busca-se também facilitar o acesso ao livro, com a presença de livrarias, editoras e instituições, ao mesmo tempo em que se estabelecem relações entre a literatura e as outras artes. A FLIB apresenta shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema relacionados ao tema de cada edição.
Ainda que essas relações com as outras artes seja um lastro importante de aproximação com o público, a LITERATURA é o verdadeiro foco: são debates, conversas com autoras e autores, lançamentos de livros, contadores de histórias, que não se podem furtar à presença do público, suas inquietações e desejos.
2021 se apresentou como um duplo desafio: encontrar o formato de uma feira literária remota, em ambiente virtual. Com uma equipe menor, com uma logística dependente apenas da rede, chegou-se a um resultado que preencheu as expectativas daqueles que participaram.
Neste ano de 2023, a Feira Literária volta ao seu espaço de fato: a Praça da Liberdade, no centro da cidade de Bonito. Desta fora, a palavra retoma seu lugar no mundo porque dele resulta, não apenas pelo desejo de sair dos limites materiais impostos pelo cotidiano, mas pela ausência deles provocada pela imaginação, pela capacidade dos seres humanos de sonhar, de desejar e de se emocionar.
A Feira Literária de Bonito é realizada anualmente no município de Bonito, MS. A Praça da Liberdade, principal da cidade, se transforma em um espaço onde todas as histórias são possíveis, levando crianças, jovens e adultos para uma prática diferenciada da leitura por meio do poder da palavra dos autores, poetas e ficcionistas, dos contadores de histórias, dos artistas performáticos, dos músicos populares e eruditos, de ilustradores, editores e livreiros, garantindo à todos o direito às artes e a à cultura.
A feira, que acontece durante quatro dias, é totalmente gratuita e composta por palestras, workshops, oficinas, atividades lúdicas, contadores de histórias, lançamentos de livros e conversas com os autores. Na praça ainda acontecem performances, intervenções, instalações, declamações, teatro e música integrados à literatura, das 7h30 até 22h. Para estimular ainda mais o contato do público com os livros, há o Pavilhão das Letras, espaço onde editoras e livrarias vendem a preços promocionais. Livros doados também são distribuídos gratuitamente.