Poeta lembra que o acesso à literatura deve ser um esforço coletivo
Os encontros literários continuam a toda na oitava edição da Feira Literária de Bonito. Na quinta, 4, o Lounge do Pavilhão das Letras foi palco de conversas poderosas, como a da poeta Jô Freitas.
Em conversa mediada pela professora Karina Vicelli (IFMS/Dourados), a escritora encantou o público com seus poemas, sua trajetória e seu livro de contos ‘Goela Seca”, que aborda a vida de uma jovem negra desde a infância e juventude até a vida adulta, passando por brincadeiras de criança e os desafios de ser uma mulher negra em uma sociedade machista e racista. Esse é o primeiro livro de Jô e nasceu de narrativas que permeiam a periferia e a Bahia, estado onde a autora nasceu.
Essa é a primeira vez de Jô em Bonito e, segundo ela, uma oportunidade de levar suas letras para uma região diferente, longe do eixo dos grandes centros como São Paulo. Para a poeta, a literatura precisa estar presente em todos os espaços. “Para mim, a ostentação tem que ser o livro. Ele é que deve estar no hype. A literatura deve ser tão acessível quanto o celular, que é muito mais caro e, mesmo assim, está nas mãos de muitas crianças”, afirmou.
Ela lembrou ainda que eventos como a Feira Literária de Bonito abre novos horizontes, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à literatura. “Não podemos fazer isso sozinhos; é um esforço coletivo”, frisou.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Jô Freitas, acesse https://www.jofreitas.com.br/.
crédito: Elis Regina
Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Ímole, organizada pela Bolt Realizações e com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Além disso, a feira conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul; Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Zoom Publicidade.
Confira a programação completa, acessando https://flibonito.com/programacao/ .
Serviço
Feira Literária de Bonito – FLIB 2024
quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h
onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n
Programação gratuita e aberta ao público
A programação completa está disponível no site https://flibonito.com.
Toda a programação da Feira Literária de Bonito é gratuita. Para conferir na íntegra, acesse https://flibonito.com/programacao.
Evelise Couto – assessoria FLIB