Mais de 300 estudantes participaram de atividades variadas como teatro e oficinas

Cerca de 300 crianças da rede pública de Bonito passaram pela Praça da Liberdade na primeira manhã de programação da Feira Literária de Bonito. Os participantes puderam conferir as atrações do Circuito Cultural Infantil com contação de histórias com Badaiá, oficina “Palavras Poéticas” com Vini Willyam, varal de brinquedos com Ramona Rodrigues e ainda assistiram a peça teatral “Emaranhada”com Amarilis Irani.

A Feira é um momento muito aguardado tanto pelos alunos quanto pelos educadores locais, e alguns colégios chegam a incluir o evento em seu calendário. A coordenadora da Escola Municipal Manoel Inácio de Farias,  Cristiane Braga explicou que durante todo o semestre, os professores trabalham questões ligadas à leitura e à produção de texto com as crianças e a FLIB é o grande momento em que essas lições podem ser vivenciadas. “É uma oportunidade de sair da sala de aula, ter contato com a arte e aprender outras culturas”, afirmou.

crédito: Elis Regina

A professora Abília Cheres, da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado, também vê o evento como uma oportunidade ímpar para que as crianças tenham, sobretudo, acesso às mais diversas expressões artísticas. “Nossa escola é a menor do município, fica bem afastada do centro da cidade. Por isso, quando eventos como a Flib acontecem e elas podem participar, é uma alegria. As crianças ficam emocionadas e aguardam ansiosas”, pontuou. Ela ainda destacou que a organização da feira é notável e que isso ajuda a proporcionar momentos como esse para os estudantes. 

O aluno Nathan Davi, de 11 anos, está participando pela primeira vez da Flib e realizou algo inédito em sua vida: participou da criação de um poema. O texto surgiu durante a  oficina “Palavras Poéticas”, em um improviso. “Na hora, me emocionei muito”, contou. O pequeno bonitense, que sonha em ser Biologia, entende a importância de escrever e de ler, por isso, fez questão de participar ativamente da atração. “Ler faz parte da vida, vem do coração da gente”, pontuou.

crédito: Assessoria

Não foram apenas as escolas que se mobilizaram para participar da programação infantil da FLIB. O jovem Guilherme Lopes, de 13 anos, também compareceu acompanhado da mãe Gisele Lopes, da irmã Laís e da atendente terapêutica Inês Rosa. “Viemos fazer um treino parental, para que ele pudesse socializar com a família em espaços públicos, de muito movimento”, explicou Inês. Guilherme é autista e a FLIB mostrou-se uma excelente oportunidade para essa atividade. O ambiente lúdico é um grande ponto positivo e que desperta o interesse do garoto e o objetivo é que ele esteja mais acostumado com o movimento para poder curtir outros eventos na cidade também. 

crédito: Assessoria

Programação – Além do Circuito Infantil, nessa manhã de quinta, também aconteceu a Oficina de Formação: Arte na Educação Básica, ministrada por Badaiá. Simultaneamente, na Sala Morro Azul, houve uma roda de conversa intitulada Fronteiras e Travessias, com a participação de Álvaro Banducci Jr e Maria Adélia Menegazzo.

O Circuito Infantil também se repetirá nesta sexta, 5 de julho.

A programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao/ .

crédito: Elis Regina

Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Ímole, organizada pela Bolt Realizações e com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Além disso, a feira conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul; Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Zoom Publicidade.

Para saber mais sobre a Flib e receber em primeira mão atualizações sobre a programação, basta acessar www.instagram.com/flibonito.

Serviço

Feira Literária de Bonito – FLIB 2024

quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h

onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n

Programação gratuita e aberta ao público

A programação completa está disponível no site https://flibonito.com.

Evelise Couto – Assessoria de Imprensa FLIB

Rolar para cima