Representantes institucionais e do mercado debatem o mercado literário nacional
A roda de conversa “Do livro ao leitor: o papel das instituições” reuniu Andressa Marques da Silva do Ministério da Cultura,
Max dos Santos da Companhia das Letras, Roberta Roque, produtora do Itaú Cultural e Melly Sena do PROLER MS. O debate em torno das políticas públicas para o livro no Brasil foi acompanhado por autores, leitores e mediadores de grupos de leitura.
Andressa Marques da Silva frisou as legislações e determinações do governo federal para a leitura, desde a cadeia de produção do livro ao processo de escrita e formação de leitores através do fomento aos grupos de leitura.
A produtora Roberta Roque do Itaú Cultural falou sobre as iniciativas do grupo para fomentar a cultura brasileira, entre elas a literatura. A ideia de levar os autores e artistas ao público em projetos como o Rumos foi o grande destaque da fala já que o Mato Grosso do Sul foi contemplado no projeto da coletânea em quadrinhos “Quebra-Torto”, organizada pelo quadrinista Fabio Quill.
Max dos Santos é responsável pela participação da Companhia das Letras em eventos literários e esse foi um dos destaques da sua fala ao frisar a importância da realização de eventos como a Flib. Para a editora, Max dos Santos frisou a importância da circulação do livro entre os leitores, enfatizando a importância dos grupos de leitura pelo país.
O poeta Febraro de Oliveira lançou uma provocação interessante em torno da posição do centro-oeste dentro de um contexto nacional para as políticas públicas para a literatura. Andressa Marques da Silva comentou destacando o projeto “Rota dos Escritores” que leva cursos de formação literária para todo o país como uma forma de se estimular outras regiões a produzir literatura. Ainda que o debate não ofereça soluções definitivas no âmbito regional, a discussão aponta novas perspectivas para o futuro da literatura no Mato Grosso do Sul e nos demais estados brasileiros.
Crédito: Luana Schadid
Sobre a Feira – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Ímole, organizada pela Bolt Realizações e com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Além disso, a feira conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul; Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Zoom Publicidade.
Confira a programação completa, acessando https://flibonito.com/programacao/ .
Serviço
Feira Literária de Bonito – FLIB 2024
quando: de 3 a 6 de julho, das 10 às 22h
onde: Praça da Liberdade, Bonito (MS) – R. Luís da Costa Leite, s/n
Toda a programação da Feira Literária de Bonito é gratuita. Para conferir na íntegra, acesse https://flibonito.com/programacao.
Daniel Rockenbach – assessoria de imprensa FLIB