Instalações literárias convidam o público a vivenciar a literatura durante Feira Literária de Bonito

A Praça da Liberdade, coração da nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, será transformada em um espaço vivo de experiências permanentes durante os cinco dias do evento. Entre as atrações fixas, três iniciativas prometem marcar a memória do público pela originalidade e profundidade.
A Árvore do Saber, presente nas edições anteriores e queridinha dos visitantes, surge como um ponto de encontro simbólico entre literatura e imaginação. Nela, os livros estarão dispostos como frutos prontos para serem colhidos por leitores de todas as idades, em uma ação acessível e generosa que busca semear sonhos e cultivar novos olhares.
Outro destaque é a Árvore de Aldravias – “Carolina Vive no Vento”, instalação que apresenta poemas escritos por crianças e adolescentes indígenas da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI), de Aldeinha, em Anastácio. A proposta consiste em instalar uma árvore poética na praça central de Bonito, onde ocorre a FLIB. Nela, serão penduradas bolinhas acrílicas transparentes, cada uma funcionando como uma espécie de cápsula poética.
Dentro dessas cápsulas, estarão as aldravias impressas e, em algumas delas, sementes como urucum ou feijão, simbolizando vida, resistência e ancestralidade. A composição remete a frutos da palavra, memórias em suspensão e à força da resistência infantil, evocando a imagem de Carolina Maria de Jesus como sementeira de mundos possíveis. Assim, o espaço convida o público a conhecer a potência da aldravia, forma poética minimalista que condensa significados em até seis palavras por verso, e a refletir sobre a simplicidade como caminho para beleza e profundidade.
Já a Casa Carolina Maria de Jesus recria o ambiente em que a autora viveu com seus três filhos, em um cômodo de madeira simples, evocando a força de uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. A instalação é resultado de um projeto financiado pela CAPES – PDPG Políticas Afirmativas, pela Lei Paulo Gustavo (2024) e pela UFGD-Proec, e oferece ao público a oportunidade de mergulhar na realidade e na potência criativa de Carolina.
Sobre a FLIB
A 9ª Feira Literária de Bonito acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, palco da programação oficial do evento que reúne escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.
O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp