Keka Reis ressalta relevância da literatura jovem em conversa na FLIB

Autora destacou a importância de ouvir adolescentes e a responsabilidade de escrever para esse público

Keka Reis ministrou oficina para estudantes. (foto: Elis Regina)

Na tarde de quinta-feira, 18 de setembro, o Círculo Literário da 9ª Feira Literária de Bonito (FLIB) recebeu a escritora Keka Reis para a palestra “Minhas personagens e eu”, no Pavilhão das Letras. O encontro contou com a mediação da professora Karina Vicelli e reuniu leitores interessados em debater o papel da literatura juvenil.

Autora do best-seller O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, Keka destacou que, apesar da relevância para a formação de leitores, a literatura voltada a crianças e adolescentes ainda tem pouco espaço em feiras e eventos. “Escrever para adolescentes é uma literatura de formação, de enorme responsabilidade, mas ainda vista como algo menor”, afirmou.

Com entusiasmo, ela descreveu a adolescência como uma fase de intensidade, de experimentação e também de luto da infância: “É uma fase muito boa, a hora de errar, de colocar para fora, de sentir com urgência e intensidade. É esse universo que tento captar nos meus livros”. A autora também lembrou que seus personagens transitam pelos quatro espaços fundamentais da vida adolescente: o quarto, a escola, as redes sociais e o rolê.

Durante a conversa, questões levantadas pela plateia sobre paternidade, adultização e educação digital reforçaram a necessidade de dar atenção ao olhar dos jovens. Keka sintetizou: “Os adolescentes têm voz, não precisam que a gente dê voz, precisam que a gente os escute”.

Além da palestra, a escritora ministrou na FLIB a oficina Personagem Adolescente. Geralmente voltada para adultos interessados em escrever para o público juvenil, a atividade foi adaptada para os adolescentes presentes, gerando momentos de troca intensa. “Foi emocionante ouvir deles palavras que definem a adolescência, perceber como são pouco escutados e, ao mesmo tempo, tão conscientes de si”, relatou.

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito está em sua nona edição, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, que será palco da programação oficial do evento, reunindo escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.