Diversidade literária marca a programação de sexta-feira com Dedo de Prosa e Conversa na FLIB

Plateia atenta acompanhou reflexões sobre literatura e seus diálogos com a vida cotidiana

Biografia e autoficção em destaque no Dedo de Prosa. (foto: Elis Regina)

A 9ª Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece até domingo (21), segue reunindo escritores e leitores em rodas de conversa no Pavilhão das Letras, com debates que atravessam diferentes linguagens e formas de expressão.

O Dedo de Prosa “Biografia, Antologia e Crítica” abriu a programação da tarde reunindo Mazão Ramires, que compartilhou sua experiência na corrida de rua, tema que inspira suas crônicas esportivas desde 2020; Rodrigo Teixeira, jornalista e músico, que refletiu sobre o papel do jornalismo cultural e sobre projetos que documentam a cena musical do Estado, como Pratas da Casa e o Grupo Acaba; Isaac Ramos, professor, crítico e poeta, que falou sobre o caráter inusitado que muitas vezes dá origem ao poema; e Susylene Dias de Araújo, que destacou suas pesquisas sobre a obra do poeta Lobivar Matos.

Na sequência, o Dedo de Prosa “HQ, Infantojuvenil e Música” trouxe à tona o diálogo entre literatura e outras linguagens artísticas. Rickelmy Rodrigues apresentou Katherine, a menina que queria aprender; Percival Gomes comentou sobre Pantanal em quatro tempos; Olimpio Leme destacou a HQ Garcia, luta, fé e justiça; e Gean Eusébio, pianista, regente e professor, discutiu sua obra A música que toca a alma, onde a literatura surge como espaço de expressão tão essencial quanto a música.

Encerrando os encontros, a Conversa com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras “Escrever Biografias” reuniu Lenilde Ramos, autora de História sem nome, e Henrique de Medeiros, que escreveu O Rei da Pornochanchada, biografia do ator sul-mato-grossense David Cardoso. O bate-papo ressaltou o trabalho de pesquisa e de reconstrução de trajetórias de vida na escrita biográfica.

Com plateia diversificada e participativa, as conversas confirmaram a vocação da FLIB como espaço de trocas que ampliam o alcance da literatura e dão visibilidade às vozes da produção literária sul-mato-grossense.

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito está em sua nona edição, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, que será palco da programação oficial do evento, reunindo escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

A programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao-2025/ 

texto: Ecoai Comunicação