Escritor carioca destacou a importância das histórias periféricas e defendeu programas permanentes de leitura para além dos eventos culturais

Na última programação do Círculo Literário da noite de 18 de setembro, a 9ª Feira Literária de Bonito (FLIB) recebeu o escritor, gestor cultural e jornalista Henrique Rodrigues para a palestra “Quem sou quando falo”, às 20h, no Pavilhão das Letras. A mediação foi da professora e pesquisadora Marcelle Saboya, que conduziu a conversa sobre literatura, identidade e inclusão social.
Carioca nascido em 1975, Rodrigues é mestre e doutor em Literatura pela PUC-Rio, com especialização em Jornalismo Cultural pela UERJ. Autor de romances, crônicas, poesias e obras infantojuvenis, ele tem como marca o olhar voltado aos invisibilizados, como em O próximo da fila (2015), adotado em escolas e publicado na França, e no recente Áurea (2024), que aborda o racismo estrutural e as lutas de uma mulher negra e pobre.
No encontro, o escritor destacou a relevância das narrativas periféricas, compartilhando memórias da juventude nos anos 1990, quando conciliava estudos em escola pública com empregos em videolocadora e rede de fast food. “A gente trabalha para que a exceção se torne regra. Eu fui invisível social e me tornei escritor. O que me interessa são justamente os não leitores, porque todos são leitores em potencial”, afirmou.
Ele também ressaltou a necessidade de continuidade dos projetos de incentivo à leitura: “O evento é eventual, como o nome diz. A gente precisa ter a leitura trabalhada no dia a dia, de forma inclusiva, trazendo para dentro do universo literário pessoas que geralmente ficam de fora”.
Além da palestra, Rodrigues participou da FLIB ministrando uma oficina para os estudantes. Sua presença em Bonito foi marcada por entusiasmo: “É a primeira vez que venho como autor e estou maravilhado com essa feira linda. É uma alegria poder falar sobre literatura aqui”.
Sobre a FLIB
A Feira Literária de Bonito está em sua nona edição, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, que será palco da programação oficial do evento, reunindo escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.
O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp